23 fevereiro 2006
____________________________

Diferenças de escrita

     Estas são as anotações que tive quando comecei a escrever no computador. Pode parecer que não há diferença alguma, mas notei que há sim...

09 de novembro de 1998

     Acordei nesta madrugada com esta sensação: vivo para escrever. Mas o que escrever? Nem sei bem. Nesta agenda apenas consigo escrever a caneta e ainda por cima com uma caneta específica. Ela dá aquele tom azul trêmulo das palavras mal nascidas (é que sendo uma caneta velha ela falha muito…). Escrever à caneta é como pintar com aquarela: cada pincelada dada se torna permanente, sem muita margem para arrependimentos. Mas eu gosto assim. Não que eu pense muito antes de escrever algo, mas que pelo menos o que eu escreva seja autêntico. No máximo me permito a algumas correções ortográficas e gramaticais.
     Já escrevi a lápis. Não, não gostei. É que não me sinto seguro. Poder apagar o que se escreveu e moldar as palavras para que estas sejam mais adequadas ou polidas não é o meu objetivo. Agora só escrevo a lápis nos livros que leio. Mas este hábito adquiri quando lia livros que não me pertenciam e como todo hábito, este ficou grudado em mim. Acho que não conseguirei nunca fazer um rabisco qualquer num livro que não seja a lápis.

11 de novembro de 1998

     Hoje estou sentado em frente ao meu computador. O que é muito natural para mim, exceto que estou experimentando escrever algo aqui. Logo de cara já percebo que o processo de criação neste é mais limpo. Quero dizer, não há aqueles rabiscos de idéias surgidas repentinamente. Mesmo porque posso eliminar as palavras diretamente no texto, o que não é possível com o papel e tinta. E ainda assim parece-me que tenho uma postura mais trabalhada mentalmente antes de transcrevê-las. Não sei por que isto ocorre. Vejo também que perco com isso as pequeninas idéias que foram surgindo durante a construção do texto final. As pequeninas idéias que foram surgindo e que permeavam os meus pensamentos. Será que elas não são importantes? Tenho esta preocupação com todo pensamento, mesmo as que poderiam ser consideradas irrelevantes. Tentarei ser menos castrador e deixar fluir melhor o que penso direto para o teclado deste computador. Espero que isto seja possível.

Comentários em "Diferenças de escrita"

 

Também quer falar? Então, escreva aqui...